8 de janeiro de 2016

Porque dietas não funcionam?


Você não entende ainda porque as dietas que você realiza não funcionam, e se funcionam porque por tão pouco tempo?

Na verdade algumas das milhares das dietas funcionam, mas a maioria é um modo de chamar a atenção, porque dieta é um modo rápido de perder peso e geralmente queremos perda de peso para ontem, então acabamos entrando naquelas dietas malucas.
Nenhuma dieta foge do raciocínio:

Calorias ingeridas < Calorias Gastas

Mas a melhor dieta do mundo vem da seguinte lógica:

Coma menos + Exercite-se mais

Mas provavelmente você sabe disso, mas porque na prática é muito mais difícil? A questão é complicada, mas se tratando de seres humanos, onde as emoções as vezes (na maioria) falam mais alto.

A resposta é muito simples, nós humanos não somos "guiados" pela lógica. Se a seguíssemos, a obesidade seria um mal extinto. Mas a péssima noticia é que somos totalmente emocionais.
A maioria das pessoas tem uma ligação com a comida, as vezes está ligada a emoções mais fortes e em algumas pessoas chega a ser um ato compulsivo, por algum fator mais pessoal e íntimo (uma depressão, uma perda irreparável). Um exemplo: recebe uma noticia ruim e vai logo se acabar em uma barra de chocolate.

Usamos a comida apenas como fuga. E essa definitivamente não é a solução.

E o que a dieta tem a ver com tudo isso?
Fazer dieta vai funcionar como um "retoque", como se uma parede tivesse infiltração, danificando a pintura da casa e ao invés de resolver o problema interno, você apenas pintasse a parede, em cima da infiltração. Entendeu?
O problema irá aparecer cedo ou tarde.
A dieta pode funcionar (e funcionam) quando se segue a risca, sem erros e sem jacadas. Porém não causa uma mudança permanente.
Ainda mais quando se há hábitos emocionais mais profundos ainda não tratados, que vai levar a quebra da dieta e ao ganho de peso instantâneo.
Pesquisas afirmam que a melhor e mais rápida forma de engordar é o efeito sanfona. Ou seja, fazer dietas diferenciadas sempre. Além disso, a pessoa acaba retornando ao peso anterior e ganhando de brinde mais alguns.

Quando em uma dieta se perde peso muito rápido, acaba perdendo com ele massa muscular e isso acaba acarretando alguns problemas:

     - Quando mais massa muscular, mais energia você gasta para manter o seu corpo vivo. Se você tem menos músculo, gasta menos energia, e por isso terá mais facilidade para engordar.

     - Após uma dieta com perda de peso rápida, se você recuperar rapidamente o seu peso, terá mais gordura do que antes, pois seu corpo armazenará as calorias ingeridas como gordura e não como os músculos que você perdeu.

É da nossa natureza, querer resultados sem sacrifícios, nós até conseguimos, mas o estrago pode ser maior.


E porque é tão difícil manter a dieta?
Porque é tão difícil ignorar aquele alimento que no fundo sabemos que vai nos fazer engordar?
A resposta é muito simples. O alimento está ali, nós respodemos imediatamente seu chamado, sem pensar nas consequências depois. Logo usamos aquela famosa frase no nosso inconsciente:

"Só vou comer um pouco e amanhã volto pra dieta" ou " Vou recomeçar na segunda"

Resumindo tudo, a dieta falha pelo simples fato de que nós queremos sim emagrecer, mas mudar os hábitos e escolhas é difícil. Somos escravos de nossos hábitos e nossas emoções.
A dieta não muda radicalmente nossos hábitos, elas focam em nossa perda de peso rápida e duram um curto prazo. Elas não te preparam para a real mudança necessária para a perda de peso.
Ai você consegue chegar ao resultado, mas automaticamente você muda rápido para os antigos hábitos e não adianta negar, se não porque precisa fazer dieta atrás de dieta?
É um ciclo vicioso, faz dieta, emagrece, come tudo de novo, ganha peso, fica incomodado e volta pra dieta.
Se você conduzir os novos hábitos, uma reeducação alimentar certa para o seu tipo de problema com um exercício físico, ajuda muito mais!!!
Gostaram??
Espero que tenha ajudado de alguma forma vocês e se ajudem ok??? A e procure um especialista para um acompanhamento direitinho tá?

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário e Obrigada pelo Carinho *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2012-2018 Adorável Consumismo | Todos os direitos reservados