9 de julho de 2015

DOENÇA CELÍACA, VOCÊ CONHECE?



A Doença Celíaca é pouco conhecida e super confundida com outras doenças por conta dos sintomas. Esta doença nada mais é do que a intolerância ao glúten.
Ela normalmente se manifesta na infância entre os 3 primeiros anos de vida, mas também pode se manifestar na idade adulta.
A maneira mais segura de se fazer o diagnóstico é realizar a dosagem no sangue de anticorpos contra o glúten. Outro exame importante é a biopsia do intestino, para verificar se há alterações de inflamação.

O tratamento da doença consiste em uma vida 100% isenta de glúten. Os portadores não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, pizza, cerveja, Whisky, vodka, etc.
Por conta da exclusão total de alguns alimentos com carboidratos, a alimentação é habitualmente composta na maior parte de gorduras (margarina, manteiga, óleos) e proteínas (carne em geral).
Todo Celíaco que não trata da doença, tende a ter um aumento do peso corporal, e desta forma deve ter uma dieta equilibrada.
A doença não tem cura, mas com a exclusão do glúten, os sintomas tendem a desaparecer com o tempo.

Aqui é a mucosa do intestino delgado com as vilosidades atrofiadas pelo glúten.


Aqui é a mucosa do intestino delgado com as vilosidades normais.


Os sintomas da doença são: diarreia, perda de peso, deficiência de crescimento e de desenvolvimento das crianças e fadiga. Podem tambem haver sintomas relacionados a má absorção de ferro, acido fólico, vitaminas B12 e vitaminas A, D, E e K. Embora seja uma doença intestinal, nem sempre os sintomas maiores se referem aos intestinos.

Quanto mais rápido o diagnóstico da doença, mais rápido o tratamento e uma chance de vida melhor e com saúde.
Cuide-se ok!!!!


Nenhum comentário

Deixe seu Comentário e Obrigada pelo Carinho *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2012-2018 Adorável Consumismo | Todos os direitos reservados