8 de maio de 2013

DEPRESSÃO SAZONAL DE INVERNO


Depressão Sazonal ou mais conhecido como Depressão de Inverno, como é mais conhecida é uma forma de depressão que, como o próprio nome diz, ocorre principalmente durante o outono e o inverno, onde a falta de luz solar pode tornar as pessoas mais vulneráveis a flutuações normais de humor.
Acredita-se que a ausência da luz contribui para a produção de um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e o sono chamado Serotonina.
Outro fator é a produção da melatonina (responsável pelo sono), que produzida em excesso provoca a sensação de cansaço e a diminuição de energia.
A diferença básica entre a Depressão Sazonal e a Depressão Maior é que esta última não precisa de uma época do ano especifica para se manifestar e não desaparece com as mudanças de estação.


Quais os sintomas da Depressão Sazonal?
Os sintomas mais comuns:

- Alterações de peso e apetite
- Exaustão e Fraqueza
- Isolamento, Irritabilidade
- Ansiedade, Desespero, Carência
- Raciocínio Lento
- Sentimento de Culpa
- Ataques de Choro, Angústia e até mesmo Pensamentos Suicidas
- Aumento do Sono, mas as horas dormidas não reparam ou trazem descanso suficiente
- Dificuldade para levantar-se pela manhã
- Aumento de apetite, vontade de comer doces ou massas
- Dificuldade de concentração e na execução de tarefas rotineiras
- Cansaço, Fadiga e Isolamento Social
- Diminuição do Desejo Sexual
- Mudanças no humor: Angustia, Irritabilidade ou Apatia
- Pensamentos Negativos e Baixo Auto Estima
- Piora da TPM


Como Podemos Tratar?

Feitas algumas pesquisas, forneceram algumas respostas sobre a melhor maneira de administrar o tratamento , mas ainda existem algumas perguntas sem respostas.
No inicio se usavam luminárias de 2.500 lux durante 2 á 4 horas por dia. Na década de 90 o tempo do tratamento diminuiu para apenas 15 a 30 minutos por dia, com 10.000 lux. O paciente se senta de frente para a luminária, a uma distância apropriada. Não é necessário olhar diretamente para a luz, mas é necessário ficar como olhos abertos, de modo que luz ilumine os dois olhos.

O efeito da luz acontece através dos olhos e não da pele. Ainda não existe consenso sobre a hora ideal do dia para o tratamento. Alguns pesquisadores acham que o tratamento e mais eficaz se administrado pela manhã e que no final do dia poderia alterar o ciclo sono-vigília, prejudicando o sono do paciente. Outros acham que o tratamento dividido em duas sessões, pela manhã e a tarde e igualmente eficaz.


A Depressão Sazonal acomete as pessoas principalmente no inverno, desaparecendo na maioria dos casos logo após esse período.
Se tiver qualquer dúvida procure seu médico.

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário e Obrigada pelo Carinho *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2012-2018 Adorável Consumismo | Todos os direitos reservados