6 de abril de 2013

PELE E PSIQUISMO


Olá meninas!! Chama-se psicocutâneo o fenômeno manifestado na pele que tem como causa o que se passa no nível mental.

Há sintomas e doenças com estreita ligação com os pensamentos. Assim, a sensação de frio nas mãos em situação percebida como ameaçadora, a palidez da pele em ocasiões de susto ou o aumento do suor em momentos de tensão. Além disso, o aparecimento de coceiras sem causa aparente, em fases de maior preocupação, ou mesmo doenças como dermatites, urticarias, alergias, psoríase e pelada, indicam o que pode a mente provocar na pele.

Não há duvidas, hoje, de que estados mentais e suas correspondentes emoções tem influencia poderosa sobre as condições da pele. Atualmente, já se conhece um pouco de como isso acontece, fato quase totalmente ignorado algumas décadas atras.

A mente é algo sobre o que todas as pessoas falam, mas ninguém sabe o que é. Existem pesquisadores que acreditam que a mente é um produto do cérebro e buscam encontrar sua sede nesse órgão  Outros acham que a mente existe antes do cérebro  sendo a programadora do que se passa nele. Ambas as correntes de pensamento tem provas razoavelmente convincentes do que afirmam.

Seja o que for, a mente é onde se produzem os pensamentos. A partir deles, desencadeia-se uma série de fenômenos físicos através do cérebro que é o local de reconhecimento de todos os fatos que se passam no organismo.

Comunicação pele-sistema nervoso

Do cérebro e da medula espinhal partem nervos, que se ramificam como os galhos de uma arvore e se dirigem a todos os pontos do organismo, incluindo a pele. Na pele. filetes nervosos chegam à derme (segunda camada da pele), aos vasos e à camada mais superficial, a epiderme.

As mensagens entre o sistema nervoso e a pele se dão por meio de substancias químicas, chamadas neuropeptídios  que levam o código dos pensamentos ocorridos na mente para a pele.

Em sentido inverso, a pele envia ao cérebro suas mensagens por meio de mediadores químicos produzidos por suas células, que viajam ate o sistema nervoso central pelo sangue ou pelos nervos, la gerando pensamentos.

A comunicação entre mente, sistema nervoso e pele e constante e imediata, provocando alterações muito sutis, na maioria das vezes invisíveis e nao percebidas pelas pessoas, como as alterações na produção do suor.

Então é isso meninas
cuidem do seu psicológico também e não somente da pele.

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário e Obrigada pelo Carinho *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2012-2018 Adorável Consumismo | Todos os direitos reservados